segunda-feira, 30 de março de 2009

Sinal de Alerta

Mas uma vez, um acidente automobilístico chamou atenção dos soteropolitanos.
Um ônibus da empresa 2 de Julho, vinha no sentido Itapuã Centro. No trecho da praia de Armação, o motorista perdeu o controle do veículo, bateu em quatro outros carros deixando uma vítima fatal, a médica Vera Lúcia, e outros tantos feridos.de acordo com populares, o motorista vinha em alta velocidade.
Foi preciso acontecer esta tragédia, para mais uma vez atentarmos para um detalhe muito importante que é a situação da segurança desses coletivos que transitam pela cidade todos os dias.
Aguém sabe o prazo de vida útil desses ônibus?
Quanto a renovação da frota será que já foi toda concluída?
E os mototistas estam fazendo a reciclagem devida?
O fato é que além de estarmos temerosos com a possibilidade de assaltos frequentes, ainda temos que nos preocupar com a capacidade do profissional que está conduzindo centenas de pessoas diariamente.
Os ógãos de fiscalização, tem que estarem bem atentos com as condições dos motoristas do transporte coletivo, e porque não submetelos ao teste do bafômetro?

sexta-feira, 27 de março de 2009

Paralisia Financeira

Já duram quatro dias a greve dos seguranças privados da capital baiana.
Além de melhores salários, os profissionais reivindicam também melhores condições de trabalho, pois alegam que o teto salarial e os equipamentos de segurança está defazado a um bom tempo.

Toda categoria tem o direito de lutar pelos seus interesses, só não podem comprometer, toda população ativa da cidade o povo não pode arcar com essa conta.
Compromissos financeiros estão deixando de serem feitos, devido essa greve.
A lei prevê para o funcionalismo público, o efetivo de 30%, será que essa lei não abrange para o funcionalismo privado? Se não, os lideres do movimento, deveriam ter a sensibilidade de colocar esse percentual para trabalhar, para até mesmo ter o apoio da população.
Deixo registrado todo meu repúdio, ao movimento pois toda vez que existe greve, seja lá qual for a categoria, o povvo sempre é penalizado, estou cansado disso!

terça-feira, 24 de março de 2009

No último fim de semana, a Universidade Federal da Bahia, precisamente o Campus de Ondina mais uma vez foi noticiário das páginas dos jornais de Salvador.
O laboratório de Química ficou completamente destruído por um incêndio na manhã de sábado.
Algumas pessoas entraram em pânico com a fumaça que tomava conta de todo pavimento do 5º andar. Um professor, acompanhado de dois estudantes tenteram sem êxito debelar o fogo que ganhou maiores proporções devido a vários prudutos químicos que estavam nas salas. A segurança nas instalações da UFBA mais uma vez foi colocada em cash, e pelo visto não foi aprovada.
Como já não bastasse os estupros, assaltos, arrombamentos, os estudantes ainda tem que conviver com a possibilidade de se depararem com incêndios constantes.

domingo, 22 de março de 2009

O Caos da Saúde Pública

No último final de semana prestei socorro a um familiar, e tive a infelicidade, de leva-lo ao Hospital Enerto Simões Filho situado no bairro de Pau Miúdo. Logo me deparo com uma ambulância na portaria e ao lado uma auxiliar de enfermagen, discutia com o motorista cuja obrigação era levar o paciente para uma outra unidade médica, ms o mesmo se negava a faze-lo, com a justificativa de que não tinha a liberação assinada pelo medico que atendeu o paciente.
O impasse esta formado, a auxiliar entrava e saia a todo instante com a liberação na mão, sem a tal da assinatura e o motorista resmungando que estava com sono, e criticando a imcompetência tanto da auxiliar, quanto a do médico e nesse meio termo, a paciente agonizava do lado de foea do hospital. Resultado, levaram-a para parte interna da emergência, numa cadeira de rodas bem, eu diria de rolimãs devido ao estado de desgaste. Isso é só o início da peligrinação que iriamos passar.
O meu primo estava com a taxa glicêmica de 502 teria queser atendido às presas mas a burrocacia, exigia que fizessemos a ficha de entrada. Até ai tudo bem, se a atendente que estava lendo revista me perguntasse as coisas de praste como: endereço, nome do paciente, telefone essas coisas.O absurdo, é que ela queria que o paciente fosse até o guicê para dar as informações necessárias realmente a noite prometia.
Finalmente entramos, e se arrependimento matasse haveriam dois cadáveres ao invés de um.Gente por toda parte, jogada de qualquer forma pelos corredores fétidos e úmidos.
Pergunto-lhes caros blogueiros qual é o ser humano que não aumenta a gravidade de sua enfermidade, diante desse cenário.
Pergutei ao segurança da portaria, quantos médicos estavam de plantão naquela noite e ele me respondeu que só dois clinícos compunham o quadro. Não tinha cirurgião, pediatra, ortopedista e nenhum outro especialista.
Como , em pleno final de semana, que sabido de todos que as ocorrências aumentam nesse período, os governantes não aumentam o quadro funcional destas unidades? A quem interessa realmente que essa situação chegue ao estado que se encontra? Eles querem manter o controle populacional deixando o povo pobre morrer a mingua?
Na esfera nacional não muito diferente, no Rio de Janeiro por exemplo, uma mulher foi diagnosticada com um tumor do lado esquerdo da cabeça e os médicos operaram o lado direito resultado a mulher foi a óbto. Meses antes, um homen teve a perna que era a boa, amputada.
Talvez esses sejam reflexos da qualidade de ensino do país, que não investe na qualidade e sim na quantidade. E o pior, senhoras e senhores é que este filme, ainda tem a segunda parte.
Lembram- se daqueles estudantes de medicina do interior do Paraná que invadiram a emergência do hospital com bombas e rojôes. Pois é ! Eles estam chegando.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Convite à Discussão

Este espaço destina-se a todos os blogueiros que queiram participar deste projeto inovavador cuja finalidade é criar discussões sobre temas que são notícias do nosso cotidiano.