sexta-feira, 3 de abril de 2009

Empurroterapia

Nesta semana, a fiscalização da vigilãncia sanitária, resolveu dar o ar de sua graça.
Equipes de fiscais se deslocaram para várias famácias da capital baiana, com a incumbência de verificar as condições de funcionamento destes estabelecimentos.
Das famácias visitadas, todas eu disse todas estavam com alguma irregularidade. Remédios vencidos, mal acondicionados, são vendidos sem o menor pudor e até os de tarja "preta" ou "controlados" são vendidos a qualquer pessoa, basta ter o dinheiro. O farmaceutico, que é o profissional responsável, nunca está no local de trabalho e quando o paciente quer tirar alguma duvida, o balconista é o seu maior conselheiro.
Isso não só exclusividade de farmácias de bairros periféricos não, grandes redes de supermercados que oferecem esse tipo de serviço, também foram autuados em até dois mil reais, e tiveram as portas lacradas.
Espero que essas iniciativas não só continue, mais que se estenda a outros seguimentos como bares e restaurantes.
alguém já teve a curiosidade de ir até a cozinha destes lugares?
Eu já trabalhei em um, e vi colocar as carnes, no mesmo balde que se passava pano de chão, nas faxinas.

5 comentários:

  1. caro Jorge. esses donos de frigorificos usam aquele velho ditado "O que os olhos nao V~e o coração não sente". Se não existe higiene nesses ambientes é porque a Vigiliancia Sanitária quase nunca frequentam esses lugares. E nas cidades do interior a visualização disso ainda é maior.

    valeu pelo texto. Parabens

    ResponderExcluir
  2. No que diz respeito a restaurantes e bares, o pior da história é não termos conhecimento do que estamos comendo ou bebendo.
    Já ouvi coisas que "até Deus duvida",sobre falta de higiene em bares e restaurantes. O negócio é jogar com a sorte e pedir a Deus que o que venhamos a comer ou beber tenha recebido o mínimo de cuidado da parte de quem preparou.
    Por falar nisto, o que você fez ou falou quando viu colocarem carne em um balde sujo?

    ResponderExcluir
  3. O que me deixa mais revoltada são os remédios vencidos...Genteee!!! Isso é um absurdo!!! É importante que a vigilância sanitária esteja sempre em alerta, e não apareçam apenas de vez enquando, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma prática normal das farmácias, espero e concordo com vc que as fiscalizações continuem e partam para outros segmentos.

    ResponderExcluir
  5. O problema é que, muitos de nós, que precisamos comer fora, não temos idéia da procedência dos alimentos ingeridos. O que acabamos fazendo é deixando a fome falar mais alto e comemos, pedindo a Deus que a infecção intestinal passe looonge!

    ResponderExcluir